O que Albert Einstein tem a nos dizer sobre felicidade e fracasso?

Publicidade
 
Por: Giro & Notícia 
 
Quando falamos em Albert Einstein dispensa apresentação não é mesmo? Um dos maiores gênios que a humanidade já teve. Ele simplesmente revolucionou o mundo com sua teoria da relatividade. No campo da ciência são inúmeras as suas contribuições. Contudo, Einstein também proferiu opiniões sobre outros temas na sociedade, sobre assuntos variados, como educação, política, inteligência e sucesso pessoal.
 
Antes de ganhar notoriedade mundial por meio do prêmio Nobel em 1921, Einstein tinha preocupações comuns como qualquer outra pessoa. Veja o que ele diz em carta para a sua futura esposa:
 “Sobre o meu futuro, eu decidi o seguinte: vou procurar um emprego imediatamente, mesmo que seja modesto. Penso que os meus objetivos científicos e minha vaidade pessoal não vão me impedir de aceitar uma posição como subordinado.”
Separamos algumas de suas melhores frases, que nos ajudarão a reflexão. As frases em itálico correspondem ao que Albert Einstein disse.
Sobre a valorização das coisas simples que a vida nos propõe.
Bens materiais, sucesso aparente, fama, luxo — para mim, essas coisas sempre foram desprezíveis. Eu acredito que uma vida simples e despretensiosa é a melhor para o corpo e para a mente.
O sucesso pessoal não depende somente de um esforço individual. Há fatores externos que não temos como controlar:
Certamente minha carreira não foi determinada pela minha própria vontade, mas por inúmeros fatores sobre os quais não tenho nenhum controle.
Sobre aceitar desafios e limites da vida.
Quando aceitamos nossos limites, conseguimos ir além deles.
Sobre o potencial da imaginação humana.
Einstein acreditava que a imaginação era uma arma poderosa para resolver problemas, sendo mais importante ainda do que o próprio conhecimento ou até mesmo a ciência. Einstein defende que é por meio da imaginação e criatividade que é possível formular hipóteses nunca antes pensadas e descobrir soluções e processos para comprovar essas hipóteses.
A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo
A lógica vai levar você de A a B. A imaginação vai levar você para qualquer lugar.
Não é possível encontrar solução diferente com os mesmos pensamentos. Para resultados diferentes, posturas diferentes.
Não conseguimos resolver um problema com base no mesmo raciocínio usado para criá-lo.
Sobre estar disponível a experimentar o novo
Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca experimentou nada novo.
.Talento e paixão.
Não tenho nenhum talento especial. Apenas sou apaixonadamente curioso.
Não existem ideias más, sem erro não há crescimento.

Enfim,Einstein também acreditava que não existem ideias erradas ou ridículas. A priori, tudo pode ser posto em causa, todas as hipóteses pensadas devem ser experimentadas, mesmo que pareçam absurdas. 
Para o gênio alemão, para  você poder crescer é preciso estar disposto a errar e é por meio dos erros que se aprende, se melhora e se constroem novas soluções. O erro é inerente a vida. Faz parte do 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =